nLite

O nLite é utilitário pequeno e gratuito que lhe ajuda a criar um CD de instalação do Windows personalizado. Assim, você pode reinstalar o sistema com todas as atualizações de segurança, programas prediletos, configurações pessoais e drivers placas de uma só vez. Convenhamos que não há nada mais chato do que reinstalar tudo manualmente após a instalação do sistema operacional.

Ao contrário de outros programas da categoria, em que você deve definir tudo por conta, o nLite oferece um passo-a-passo detalhado para ajustar suas preferências. E melhor: em português. Além de adicionar itens na instalação do Windows, é possível também remover componentes padrões do sistema operacional. Como se não bastasse, você pode ainda personalizar as configurações do sistema para que este seja instalado em sua forma otimizada.

Mais segurança

Como todos devem perceber, a Microsoft disponibiliza atualizações de segurança constantemente através do Windows Update. Dependendo da versão do seu Windows, é bem capaz que demore certo tempo até que todas elas sejam reinstaladas após uma nova instalação do Windows. Enquanto isso, o seu computador permanece vulnerável e instável. Ou melhor, permanecia.

Um recurso muito útil do nLite é a possibilidade de incluir Service Packs e Atualizações de Segurança no CD de instalação do Windows. Assim, o sistema é instalado com todos os ajustes e correções fornecidos pelo desenvolvedor. Isso sem falar da economia de tempo, pois ao invés de ficar horas baixando os pacotes, eles serão instalados automaticamente já no processo de instalação do SO.

Aumentando o desempenho

O que acha de selecionar os componentes do Windows a serem instalados? Com o nLite você define quais deles serão inclusos na instalação, evitando o trabalho árduo de ficar desinstalando os itens indesejáveis posteriormente. Colocando só os componentes necessários faz com que o Windows fique mais leve e, consequentemente, mais rápido. Além disso, é possível deixar as configurações do sistema predefinidas.

Modificações avançadas

Para automatizar por completo o processo de instalação, é necessário que você entre com uma série de informações — algumas avançadas — sobre o sistema. Veja alguma delas:

  • Chave do produto (serial key).
  • Número de usuários (inclusive tipos, nomes e senhas).
  • Identificação de rede.
  • Configurações regionais.
  • Configurações de vídeo.
  • Temas da área de trabalho.
  • Ativar/desativar restauração do sistema.
  • Gravando a imagem em um disco

    Ao final do processo, o programa cria uma imagem ISO do novo CD para posteriormente ser gravadou em um CD ou DVD. Caso ainda não possua um programa para gravação de discos, clique aqui. Vale lembrar que essa imagem ISO deve ser GRAVADA em um CD/DVD e não apenas copiada. Para isso, utilize o recurso “Gravar imagem no disco” ou algo semelhante do seu software gravador de discos.

    Download: nLite

    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: