System Explorer

O Gerenciador de tarefas do Windows com certeza já quebrou o galho de muitos usuários, principalmente aqueles que eventualmente se deparam com aplicações “travadas”. Popularmente conhecido como “CTRL + ALT + DEL”, esse utilitário do Windows oferece recursos indispensáveis ao sistema, como gerenciador de processos e monitor desempenho. No entanto, quem é um pouco mais interado do assunto, sabe que essa ferramenta tem muito pouco a oferecer e poderia ser mais completa.

O System Explorer é uma alternativa ao Gerenciador de tarefas do Windows, com uma série de recursos úteis a mais que este. Apesar de ser muito mais completo, é tão leve e fácil de usar quanto o utilitário padrão do Windows. Além disso, permite ser definido com padrão e acessado através do famoso atalho CTRL + ALT + DEL.

Mudando o idioma

Quando instalar o programa pela primeira vez, ele irá se encontrar no idioma inglês. Para alterar para o português, clique sobre o menu Options, clique em Language e selecione Portuguese. Agora é só reiniciar o programa!

As funções do programas estão organizadas em três abas principais: Monitoramento, Sistema e Ferramentas. Confira a seguir o conteúdo de cada uma delas:

MONITORAMENTO

Tarefas

Este recurso também é encontrado no utilitário padrão do Windows. É responsável por mostrar as tarefas em execução naquele instante, tais como aplicativos e documentos em uso, por exemplo. O diferencial está na apresentação de informações sobre cada aplicação no rodapé da janela, contendo o arquivo de origem, fabricante e classificação de risco. Além disso, possibilita efetuar as seguintes ações: finalizar aplicação, exibir processo correspondente, detalhes da aplicação, abrir a pasta onde se encontra o arquivo, pesquisar mais sobre o arquivo (Google e ProcessLibrary.com) e enviar o arquivo para verificar a existência de vírus no VirusTotal.

Processos

Um recurso imprescindível para quem sempre está atento ao comportamento do sistema. Apresenta as mesmas características do item anterior, além das funções básicas para o gerenciamento de processos. Um diferencial está na ação Concluir Árvore de Processos, que apresenta os processos dependentes antes de finalizá-los.

Desempenho

Um método diferente de analisar como anda o consumo de recursos do sistema pelos processos em andamento. Exibe dadas numéricos e em forma de gráficos sobre a utilização do processador, memória RAM e virtual (swap), falha de página, leitura e escrita de dispositivos de entrada/saída (E/S ou I/O).

Histórico

Nesta área são registradas as principais atividades do sistema, tais como a execução/finalização de processos e eventos.

Janelas

Um monitor um pouco mais avançado de janelas que exibe o nome da classe responsável por cada janela aberta naquele momento.

Conexões

Será que você sabe realmente quais programas estão utilizando a sua conexão com a Internet? Nesta aba pode-se identificar todos eles, inclusive os protocolos e portas utilizados por cada um.

Ficheiros (arquivos) abertos

Mostra todos os arquivos em uso no computador naquele instante.

SISTEMA

Arranque (inicialização)

Permite gerenciar os arquivos e programas iniciados automaticamente com o Windows. Além das operações básicas de desativar ou remover item, também oferece acesso direto à entrada do registro referente ao arquivo selecionado. Para quem anda incomodado com o tempo que o sistema leva para ser carregado, esta ferramenta pode ser a solução.

IE Addon

Apresenta todas as extensões instaladas no Internet Explorer. Ideal para remover aqueles plugins indesejáveis que se instalam sem o consentimento do usuário.

Desinstalador

É um atalho prático para o famoso Adicionar e remover programas do Windows. Serve para desinstalar por completo programas instalados no sistema.

Explorador

Exibe todas as bibliotecas, extensões de aplicativos, objetos etc., carregados no sistema operacional.

Serviços

Um gerenciador bem prático dos serviços disponíveis no computador. Através dele é possível iniciar/interromper, modificar o modo de inicialização e eliminar um ou mais serviços.

Drivers

Uma ferramenta avançada para gerenciar os drivers que foram carregados pelo Windows. Com ele, pode-se solucionar alguns tipos de conflitos de hardware e até mesmo aumentar um pouco o desempenho do sistema.

FERRAMENTAS

É a última aba do System Explorer. É tão importante quanto as anteriores, pois através dela se realizar cópias de segurança dos arquivos do computador, do registro ou de ambos. O programa possibilita a criação de várias cópias e permite compará-las a fim de eliminar cópias idênticas. Para quem é prevenido, eis uma ótima maneira de preservar o Windows.

Apesar da quantidade imensa de funções, o programa é tão fácil de usar quanto o Gerenciador de tarefas do Windows. Não há porque pensar duas vezes antes de defini-lo como padrão do Windows. É só acessar o menu Opções e selecionar a opção Substituir o Gestor de Tarefas!
Download: System Explorer

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: